IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO PENSAMENTO CRÍTICO PARA OS ALUNOS
Palavras-chave:
Pensamento crítico, Ensino, Alunos, Formação inicial do professorResumo
O presente texto tem por objetivo refletir sobre a importância de ensinar o pensamento crítico aos alunos como ferramenta essencial na formação integral do indivíduo. São discutidas as ideias sobre a necessidade de ensinar o pensamento crítico aos alunos para que possam aprender a pensar bem e de forma independente. O aluno com capacidades de pensamento crítico será capaz de fazer análise de conjuntura, separar opiniões pessoais dos fatos, elaborar e produzir respostas coerentes e assertivas, questionar informações, refletir sobre uma questão, avaliar todo o contexto, sopesar fatores internos e externos e firmar um posicionamento sobre determinados fatos da realidade social. Parece haver um consenso de que as capacidades de pensamento crítico alimentam o questionamento e fazem com que o aluno aprenda habilidades que serão úteis não apenas durante o período escolar, mas também na vida adulta, como cidadão e durante a carreira profissional. Essas habilidades estão relacionadas a coletar, analisar e organizar informações, agendar tarefas, resolver problemas, comunicar informações, trabalhar em grupo, usar a tecnologia e desenvolver capacidade de argumentação. As soluções para os problemas da sociedade moderna exigem que a ênfase da educação seja colocada nas capacidades de pensamento crítico. Há um reconhecimento factual de que qualquer democracia, para funcionar de acordo com seu conceito, necessita de indivíduos com capacidades para pensar de forma crítica.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os artigos publicados na Revista Samayonga são distribuídos sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, distribuam e adaptem o trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor e à revista. Esta flexibilidade permite maior visibilidade e alcance para o trabalho publicado, promovendo a disseminação do conhecimento de forma aberta e acessível.
Para mais informações sobre a licença, consulte o site da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.