Logotipo da Revista Samayonga

O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na Educação Pré-esolar em Angola

Autores

Palavras-chave:

Educação Pré-Escolar, Orientação Curricular, Língua Portuguesa, Primeira língua, Segunda língua

Resumo

A Língua Portuguesa, (LP) é a língua oficial em Angola que coabita com dezenas 
de línguas e dialetos nacionais, sendo até agora a única língua de educação e 
ensino a partir da educação pré-escolar. No plano curricular da Educação pré-escolar 
existe a área curricular de Comunicação Linguística em que as crianças adquirem e 
desenvolvem competências para a comunicação em LP, sendo esta a premissa para uma 
escolarização de sucesso. Esta pesquisa teve como finalidade compreender orientações 
metodológicas da LP para as crianças de 3 e 4 anos em Angola tendo em conta o contexto 
sociolinguístico do país. Procedeu-se à análise dos planos curriculares de comunicação 
linguística e literatura infantil e os programas para os 3 e 4 anos, para verificar que 
objectivos, propostas metodológicas, conteúdos para LP como primeira língua (L1) 
e segunda língua, (L2), são orientadas aos professores e educadores de infância. Os 
resultados mostraram existência de planos curriculares e programas de comunicação 
linguística com pouca informação relativa aos procedimentos metodológicos para o 
atendimento à diversidade sociolinguística das crianças angolanas relativamente à LP 
como L1 e L2. Alguns objetivos da comunicação linguística confundem-se com os do meio 
físico e social, e consequentemente algumas sugestões de atividades também. A falta de 
propostas pedagógicas diferenciadas pode concorrer para inúmeras dificuldades para 
dos educadores de infância, na preparação das crianças para a comunicação oral em LP. 
Como consequência dessas discrepâncias no futuro dessas crianças são as enumeras 
dificuldades na leitura e escrita da LP e na compreensão dos conteúdos de outras 
disciplinas, resultando em insucesso escolar e abandono escolar precoce. Orientações 
metodológicas diferenciadas para LP, como L1e L2 na educação pré-escolar será uma 
das soluções para a redução das assimetrias profundas no acesso ao conhecimento em 
LP nos níveis sequenciais de ensino em Angola.

Downloads

Publicado

13-12-2024

Edição

Secção

Artigos