O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na Educação Pré-esolar em Angola
Keywords:
Educação Pré-Escolar, Orientação Curricular, Língua Portuguesa, Primeira língua, Segunda línguaAbstract
A Língua Portuguesa, (LP) é a língua oficial em Angola que coabita com dezenas
de línguas e dialetos nacionais, sendo até agora a única língua de educação e
ensino a partir da educação pré-escolar. No plano curricular da Educação pré-escolar
existe a área curricular de Comunicação Linguística em que as crianças adquirem e
desenvolvem competências para a comunicação em LP, sendo esta a premissa para uma
escolarização de sucesso. Esta pesquisa teve como finalidade compreender orientações
metodológicas da LP para as crianças de 3 e 4 anos em Angola tendo em conta o contexto
sociolinguístico do país. Procedeu-se à análise dos planos curriculares de comunicação
linguística e literatura infantil e os programas para os 3 e 4 anos, para verificar que
objectivos, propostas metodológicas, conteúdos para LP como primeira língua (L1)
e segunda língua, (L2), são orientadas aos professores e educadores de infância. Os
resultados mostraram existência de planos curriculares e programas de comunicação
linguística com pouca informação relativa aos procedimentos metodológicos para o
atendimento à diversidade sociolinguística das crianças angolanas relativamente à LP
como L1 e L2. Alguns objetivos da comunicação linguística confundem-se com os do meio
físico e social, e consequentemente algumas sugestões de atividades também. A falta de
propostas pedagógicas diferenciadas pode concorrer para inúmeras dificuldades para
dos educadores de infância, na preparação das crianças para a comunicação oral em LP.
Como consequência dessas discrepâncias no futuro dessas crianças são as enumeras
dificuldades na leitura e escrita da LP e na compreensão dos conteúdos de outras
disciplinas, resultando em insucesso escolar e abandono escolar precoce. Orientações
metodológicas diferenciadas para LP, como L1e L2 na educação pré-escolar será uma
das soluções para a redução das assimetrias profundas no acesso ao conhecimento em
LP nos níveis sequenciais de ensino em Angola.
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Copyright (c) 2024 Maria Teresa de Almeida e Costa, Yanelis Hilda Torres Ramos PhD (Autor)

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