Logotipo da Revista Samayonga

ORIENTACÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA NA EDUCACÃO PRÉ-ESCOLAR EM ANGOLA

Autores

Palavras-chave:

Educação Pré-escolar, Orientações Metodológicas, Competências linguísticas, Português Língua Materna, Português Língua não Materna

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa intitulada "Orientações metodológicas para o ensino da Língua Portuguesa na Educação Pré-escolar em Angola". A pesquisa se baseia na análise do plano de estudo da área curricular de Comunicação Linguística e Literatura Infantil para a classe de iniciação, que corresponde ao último ano do subsistema da Educação Pré-escolar em Angola. O objetivo é verificar quais são os objetivos, conteúdos e propostas metodológicas para o desenvolvimento de competências em português, tanto como língua materna (PL1) quanto como língua não materna (PL2).

Os resultados indicam que o plano de estudo visa enriquecer o vocabulário e melhorar a compreensão e a expressão oral a partir do que as crianças já sabem. No entanto, o plano não apresenta conteúdos específicos para atingir esses objetivos, deixando de lado competências essenciais como a consciência morfológica, fonológica e a construção gramatical, fundamentais para o domínio da língua. Além disso, a formulação dos objetivos e a falta de diferenciação entre PL1 e PL2 pressupõem que todas as crianças angolanas se comunicam em português como língua materna, o que não reflete a realidade sociolinguística do país. A maioria da população fala outras línguas como PL2 e, devido ao baixo nível de escolarização, muitas crianças têm um domínio fraco do português, especialmente nas zonas rurais e periurbanas.

A ausência de objetivos e conteúdos específicos para PL1 e PL2, bem como a falta de propostas metodológicas para os professores, dificulta o trabalho docente e contribui para problemas como o excesso de repetições e o abandono escolar precoce. Além disso, as crianças com baixa proficiência em PL2 e com PLE enfrentam maiores desafios no aprendizado. Essas lacunas no plano de estudo refletem uma discrepância entre a planificação e as necessidades reais do país.

O artigo sugere a necessidade de uma colaboração entre o Ministério da Educação (MED), educadores, linguistas, pedagogos e outras partes interessadas para criar um plano curricular que reflita propostas diferenciadas para PL1 e PL2, permitindo flexibilidade e adequação ao contexto angolano. A pesquisa também destaca a importância de métodos ativos, como jogos de palavras, mímica, narração, encenação, dramatização e outros, para o desenvolvimento lúdico das competências em português na educação pré-escolar, o que é crucial para o sucesso escolar e profissional futuro das crianças.

Biografia do Autor

  • Maria Teresa de Almeida e Costa

     UniLuanda – Faculdade de Serviço Social

Downloads

Publicado

13-12-2024

Edição

Secção

Artigos