Contribuições científicas das teses de doutoramento ao Sistema de Educação em Angola no período de 2012-2019- Uma abordagem compendiada e interdisciplinar
Palavras-chave:
Contribuições científicas, Tese de doutoramento, Contribuição à teoria, significação práctica, Actualidade, Novidade científica.Resumo
O aspecto fundamental de um trabalho científico, mais especificamente das teses
de doutoramento é sua contribuição ao avanço do conhecimento científico e
fornecer alternativas de solução de problemas educativos, sociais e científico
tecnológicos na sociedade.
Este artigo resultou de uma pesquisa documental cujo objecto de análise, consistiu
em teses de doutoramento de profissionais da República de Angola na área de Ciências
pedagógicas em diferentes instituições de ensino superior na República de Cuba, no
período de 2012 a 2019, tendo em atenção suas contribuições científicas.
Posteriormente, seleccionamos as teses de doutoramento com abordagem de
problemática identificada nos diferentes subsistemas de educação para leitura dos
resumos, contribuições à teoria, tanto a Ciências Pedagógicas como ao Sistema de
educação da República de Angola, assim como a significação prática, a actualidade e a
novidade científicados mesmos.
O artigo apresenta nomeadamente, ascontribuições teóricas, práctico, a novidade
científica e actualidade de desaseis (16)teses de doutoramento, bem como a necessidade
de seu aproveitamento na melhoria das estratégias do Plano Nacional de Formação
de Quadros (PNFQ) e da Estratégia Nacional de Formação de Quadros (ENFQ) no que
concerne a política educativa do país, nos subsistemas de educação, pré-escolar,
primário, segundo ciclo do ensino secundário geral e técnico profissional.
O tratamento da informação se realizou de duas formas de análise, uma de contribuição
científica e outra que explicita a contribuição nas diferentes áreas. As contribuições
científicas evidenciaram que as pesquisas partem da problemática cotidiana da actividade
laboral dos profissionais e constituem-se de temáticas variadas e contemporâneas que
propõem a uma alternativa para sua solução.
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Direitos de Autor (c) 2024 Dra. Francisca Manuela Martins Wille (Autor)

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