Logotipo da Revista Samayonga

Contribuições científicas das teses de doutoramento ao Sistema de Educação em Angola no período de 2012-2019- Uma abordagem compendiada e interdisciplinar

Autores

  • Dra. Francisca Manuela Martins Wille

    Autor

Palavras-chave:

Contribuições científicas, Tese de doutoramento, Contribuição à teoria, significação práctica, Actualidade, Novidade científica.

Resumo

 O aspecto fundamental de um trabalho científico, mais especificamente das teses 
de doutoramento é sua contribuição ao avanço do conhecimento científico e 
fornecer alternativas de solução de problemas educativos, sociais e científico
tecnológicos na sociedade. 
Este artigo resultou de uma pesquisa documental cujo objecto de análise, consistiu 
em teses de doutoramento de profissionais da República de Angola na área de Ciências 
pedagógicas em diferentes instituições de ensino superior na República de Cuba, no 
período de 2012 a 2019, tendo em atenção suas contribuições científicas.
 Posteriormente, seleccionamos as teses de doutoramento com abordagem de 
problemática identificada nos diferentes subsistemas de educação para leitura dos 
resumos, contribuições à teoria, tanto a Ciências Pedagógicas como ao Sistema de 
educação da República de Angola, assim como a significação prática, a actualidade e a 
novidade científicados mesmos.
 O artigo apresenta nomeadamente, ascontribuições teóricas, práctico, a novidade 
científica e actualidade de desaseis (16)teses de doutoramento, bem como a necessidade 
de seu aproveitamento na melhoria das estratégias do Plano Nacional de Formação 
de Quadros (PNFQ) e da Estratégia Nacional de Formação de Quadros (ENFQ) no que 
concerne a política educativa do país, nos subsistemas de educação, pré-escolar, 
primário, segundo ciclo do ensino secundário geral e técnico profissional.
 O tratamento da informação se realizou de duas formas de análise, uma de contribuição 
científica e outra que explicita a contribuição nas diferentes áreas. As contribuições 
científicas evidenciaram que as pesquisas partem da problemática cotidiana da actividade 
laboral dos profissionais e constituem-se de temáticas variadas e contemporâneas que 
propõem a uma alternativa para sua solução.

Biografia do Autor

  • Dra. Francisca Manuela Martins Wille

    1987--1992: Licenciatura em Ciências da Educação, Especialidade de Biologia, no Instituto Superior Pedagógico” Enrique José Varona, República de Cuba.

    2000--2001: Master em Desenvolvimento Pessoal e social, pelo Departamento de Psicologia Evolutiva da Educação Sexologia e Psicoterapia Espill/ Instituto de Ensino Superior “Jean Piaget” (Portugal) e Universidade de Valencia Espanha.

    2013: Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, no Centro Nacional de Formação de Formadores. Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social.

    2016- 2019-: Doutoramento em Ciências da Educação- República de Cuba

Downloads

Publicado

13-12-2024

Edição

Secção

Artigos