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A INEFICÁCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ANGOLA FACE AS POLÍTICAS EDUCATIVAS O CASO DO CUANZA-NORTE

Autores

Palavras-chave:

ineficácia, educação inclusiva, políticas educativas

Resumo

Nesta pesquisa, objetivou-se analisar a ineficácia da educação inclusiva em Angola, particularmente na Província Cuanza-Norte, tendo em conta as políticas educativas. Entretanto, a pesquisa é qualitativa, tendo recorrido ao método de entrevista, sobretudo, a semipadronizada. Ademais, estabeleceu metodologicamente análises bibliográfica e documental. Por conseguinte, aferiu-se que a ineficácia da educação inclusiva no Cuanza-Norte, reside nas políticas governamentais que não asseguram suficientemente as condições materiais e humanas necessárias, para tornar funcional o ensino especial; e na falta de controlo do cumprimento da Lei nº 21/12, de 30 de, sobre “o direito da pessoa com deficiência”, para mensurar seus resultados e responsabilizar aqueles que atentam contra a mesma. Todavia, sugere-se que na Província do Cuanza-Norte em Particular, e no país em geral, haja cursos médios e superiores de educação especial, para atender a demanda escolar das pessoas com necessidades educativas especiais e assegurar a inclusão.

Biografias do Autor

  • MsC Chiquito Afonso Fernando Domingos, Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte

    Docente na Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte

  • PhD Vladimir Francisco M. Gamboa, Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte

    Diretor Geral Adjunto para área Científica e Pós-graduação da Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte

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Publicado

20-12-2024