Politicas Educativas: Análise dos eixos de intercessão e Desafios de Angola no cumprimento dos objectivos de desenvolvimento sustentável - ODS4
Palavras-chave:
Educação, Ensino-aprendizagem, Política pública, Sistema de EducaçãoResumo
A Este artigo aborda sobre política educativa, análise dos eixos de intercessão e os
desafios de Angola no cumprimento dos ODS4: a pesquisa foi feita num contexto de
adequação das políticas educativas curriculares, cujo itinerário das acções que sustentam
as propostas dos Novos Planos de estudo no âmbito do INACUA,2018-2025. A pesquisa
procurou responder a seguinte pergunta: Até que ponto as políticas educativas podem
se tornar num instrumento para desenvolvimento humano e social de um determinado
pais?A fim de responder a pergunta, foram avançados os seguintes objectivos: (i) Analisar
os principais eixos de intercessão das políticas educativas, a partir dos grandes desafios
que Angola tem no cumprimento dos ODS4;(ii)Interpretar a partir de vários exercícios
de operacionalização das políticas públicas educativas os níveis de cumprimento das
linhas orientadoras presentes na Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino
LBSEE (n.º32/20).Quanto à metodologia, esta pesquisa é mista, aplicada e explicativa
de paradigma interpretativa e de estudo de caso. Ademais, a pesquisa permitiu reflectir
com profundidade sobre as linhas de contextualização da LBSEE, cujas estratégias tem
como base a justiça comparativa (escopo do ideal de educação que se ver em Angola).
Contudo, constatou-se que não existe uma heterogeneidade entre os planos curriculares
e, isso legitima-se com a inexistência de uma proposta educativa que devia valorizar os
saberes locais. Refira-se que as políticas educativas são consideradas como sendo um
instrumento útil para a formação de um cidadão íntegro, pois é a espinha dorsal para a
concretização das políticas de desenvolvimento humano e social.
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