A INEFICÁCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ANGOLA FACE AS POLÍTICAS EDUCATIVAS O CASO DO CUANZA-NORTE
Palabras clave:
ineficácia, educação inclusiva, políticas educativasResumen
Nesta pesquisa, objetivou-se analisar a ineficácia da educação inclusiva em Angola, particularmente na Província Cuanza-Norte, tendo em conta as políticas educativas. Entretanto, a pesquisa é qualitativa, tendo recorrido ao método de entrevista, sobretudo, a semipadronizada. Ademais, estabeleceu metodologicamente análises bibliográfica e documental. Por conseguinte, aferiu-se que a ineficácia da educação inclusiva no Cuanza-Norte, reside nas políticas governamentais que não asseguram suficientemente as condições materiais e humanas necessárias, para tornar funcional o ensino especial; e na falta de controlo do cumprimento da Lei nº 21/12, de 30 de, sobre “o direito da pessoa com deficiência”, para mensurar seus resultados e responsabilizar aqueles que atentam contra a mesma. Todavia, sugere-se que na Província do Cuanza-Norte em Particular, e no país em geral, haja cursos médios e superiores de educação especial, para atender a demanda escolar das pessoas com necessidades educativas especiais e assegurar a inclusão.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 MsC Chiquito Afonso Fernando Domingos, PhD Vladimir Francisco M. Gamboa (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os artigos publicados na Revista Samayonga são distribuídos sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, distribuam e adaptem o trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor e à revista. Esta flexibilidade permite maior visibilidade e alcance para o trabalho publicado, promovendo a disseminação do conhecimento de forma aberta e acessível.
Para mais informações sobre a licença, consulte o site da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.