OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO SECÚLO XXI: UM OLHAR PARA AS NOVAS EXIGÊNCIAS DO ACTUAL MERCADO DE TRABALHO, USANDO AS TIC E AS TEORIAS DE APRENDIZAGENS.
Palavras-chave:
EducaçãoResumo
O objetivo do presente artigo científico é compreender os desafios da educação no século XXI, bem como o uso das tecnologias da informação na educação, com destaque para a Internet, analisando a trajetória da história da educação, da aprendizagem e da didática. A inclusão, ou melhor, a possibilidade de integrar as tecnologias na sala de aula, considerando as exigências do perfil do professor e do aluno do século XXI, ainda é uma realidade pouco explorada nos dias de hoje, por diversas razões que serão detalhadas ao longo do artigo. A introdução das TIC na educação constitui tanto um novo desafio quanto novas oportunidades, permitindo que a escola contribua para oferecer aos seus estudantes iguais oportunidades de acesso às TIC, evitando, assim, a geração de mais desigualdades sociais. É imprescindível reconhecer que as tecnologias chegaram para ficar. Elas não são apenas uma ferramenta didática, mas representam um novo conceito que engloba recursos, espaços de aprendizagem e ferramentas interativas para o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem no século XXI.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Dr. Jorge Rufino, Dr. Mário Graça da Costa (Autor)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os artigos publicados na Revista Samayonga são distribuídos sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, distribuam e adaptem o trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor e à revista. Esta flexibilidade permite maior visibilidade e alcance para o trabalho publicado, promovendo a disseminação do conhecimento de forma aberta e acessível.
Para mais informações sobre a licença, consulte o site da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.