Logotipo da Revista Samayonga

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO SECÚLO XXI: UM OLHAR PARA AS NOVAS EXIGÊNCIAS DO ACTUAL MERCADO DE TRABALHO, USANDO AS TIC E AS TEORIAS DE APRENDIZAGENS.

Autores

  • Dr. Jorge Rufino

    Autor
  • Dr. Mário Graça da Costa

    Autor

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O objetivo do presente artigo científico é compreender os desafios da educação no século XXI, bem como o uso das tecnologias da informação na educação, com destaque para a Internet, analisando a trajetória da história da educação, da aprendizagem e da didática. A inclusão, ou melhor, a possibilidade de integrar as tecnologias na sala de aula, considerando as exigências do perfil do professor e do aluno do século XXI, ainda é uma realidade pouco explorada nos dias de hoje, por diversas razões que serão detalhadas ao longo do artigo. A introdução das TIC na educação constitui tanto um novo desafio quanto novas oportunidades, permitindo que a escola contribua para oferecer aos seus estudantes iguais oportunidades de acesso às TIC, evitando, assim, a geração de mais desigualdades sociais. É imprescindível reconhecer que as tecnologias chegaram para ficar. Elas não são apenas uma ferramenta didática, mas representam um novo conceito que engloba recursos, espaços de aprendizagem e ferramentas interativas para o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem no século XXI.

Biografia do Autor

  • Dr. Jorge Rufino

    Mestre em Engenharia Civil  
    Mestre em Políticas Publicas e Governação
    Docente do Ensino Superior e Investigador

    Doutor em Ciências Técnicas 
    Pós-Doutorando em Geologia Geotécnica

Downloads

Publicado

13-12-2024

Edição

Secção

Artigos