COMPREENSÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS: QUESTÕES DE CLASSE, RACIAIS E DE GÉNERO NO CAMPO EDUCATIVO E NOS ESTUDOS DE INFÂNCIA EM ANGOLA.
Palavras-chave:
Percepção, desigualdades sociais, questões de classe raciais, géneroResumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a percepção das desigualdades sociais no que se refere ao gênero e à educação em Angola, com foco nas desigualdades raciais e no acesso à escolaridade para todos os gêneros nos primeiros anos de ensino. As desigualdades sociais podem ser observadas na distribuição e no acesso a bens e serviços, e no contexto angolano, isso se reflete no fato de que muitos indivíduos com talentos e habilidades não conseguem demonstrá-los devido às barreiras impostas pela realidade e contexto social em que estão inseridos.
O artigo demonstra que, frequentemente, o fato de pertencer a uma classe social baixa se torna um obstáculo para a visibilidade e a busca por oportunidades, levando muitas pessoas a desistirem de tentar. Por outro lado, aqueles que pertencem a classes sociais mais altas, especialmente grupos raciais privilegiados, têm mais facilidade em acessar essas oportunidades devido ao contexto em que estão inseridos, o que os torna mais visíveis na sociedade.
A pesquisa argumenta que é essencial refletir sobre essas desigualdades para desconstruir práticas preconceituosas relacionadas às diferenças raciais, especialmente na infância. Para tal, foi utilizada uma abordagem quantitativa, incluindo revisão bibliográfica de livros e artigos que abordam o tema das desigualdades raciais, com o intuito de proporcionar uma melhor compreensão e análise crítica dessa problemática na sociedade angolana.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Rosalina Malesso Ferreira Lambo Chimuco, Moisés Messele Cupenala (Autor)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os artigos publicados na Revista Samayonga são distribuídos sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, distribuam e adaptem o trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor e à revista. Esta flexibilidade permite maior visibilidade e alcance para o trabalho publicado, promovendo a disseminação do conhecimento de forma aberta e acessível.
Para mais informações sobre a licença, consulte o site da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.