COMPREENSÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS: QUESTÕES DE CLASSE, RACIAIS E DE GÉNERO NO CAMPO EDUCATIVO E NOS ESTUDOS DE INFÂNCIA EM ANGOLA.
Palabras clave:
Percepção, desigualdades sociais, questões de classe raciais, géneroResumen
Este artigo faz parte de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a percepção das desigualdades sociais no que se refere ao gênero e à educação em Angola, com foco nas desigualdades raciais e no acesso à escolaridade para todos os gêneros nos primeiros anos de ensino. As desigualdades sociais podem ser observadas na distribuição e no acesso a bens e serviços, e no contexto angolano, isso se reflete no fato de que muitos indivíduos com talentos e habilidades não conseguem demonstrá-los devido às barreiras impostas pela realidade e contexto social em que estão inseridos.
O artigo demonstra que, frequentemente, o fato de pertencer a uma classe social baixa se torna um obstáculo para a visibilidade e a busca por oportunidades, levando muitas pessoas a desistirem de tentar. Por outro lado, aqueles que pertencem a classes sociais mais altas, especialmente grupos raciais privilegiados, têm mais facilidade em acessar essas oportunidades devido ao contexto em que estão inseridos, o que os torna mais visíveis na sociedade.
A pesquisa argumenta que é essencial refletir sobre essas desigualdades para desconstruir práticas preconceituosas relacionadas às diferenças raciais, especialmente na infância. Para tal, foi utilizada uma abordagem quantitativa, incluindo revisão bibliográfica de livros e artigos que abordam o tema das desigualdades raciais, com o intuito de proporcionar uma melhor compreensão e análise crítica dessa problemática na sociedade angolana.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rosalina Malesso Ferreira Lambo Chimuco, Moisés Messele Cupenala (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os artigos publicados na Revista Samayonga são distribuídos sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, distribuam e adaptem o trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor e à revista. Esta flexibilidade permite maior visibilidade e alcance para o trabalho publicado, promovendo a disseminação do conhecimento de forma aberta e acessível.
Para mais informações sobre a licença, consulte o site da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.