OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO SECÚLO XXI: UM OLHAR PARA AS NOVAS EXIGÊNCIAS DO ACTUAL MERCADO DE TRABALHO, USANDO AS TIC E AS TEORIAS DE APRENDIZAGENS.
Palabras clave:
EducaçãoResumen
O objetivo do presente artigo científico é compreender os desafios da educação no século XXI, bem como o uso das tecnologias da informação na educação, com destaque para a Internet, analisando a trajetória da história da educação, da aprendizagem e da didática. A inclusão, ou melhor, a possibilidade de integrar as tecnologias na sala de aula, considerando as exigências do perfil do professor e do aluno do século XXI, ainda é uma realidade pouco explorada nos dias de hoje, por diversas razões que serão detalhadas ao longo do artigo. A introdução das TIC na educação constitui tanto um novo desafio quanto novas oportunidades, permitindo que a escola contribua para oferecer aos seus estudantes iguais oportunidades de acesso às TIC, evitando, assim, a geração de mais desigualdades sociais. É imprescindível reconhecer que as tecnologias chegaram para ficar. Elas não são apenas uma ferramenta didática, mas representam um novo conceito que engloba recursos, espaços de aprendizagem e ferramentas interativas para o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem no século XXI.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Dr. Jorge Rufino, Dr. Mário Graça da Costa (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os artigos publicados na Revista Samayonga são distribuídos sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, distribuam e adaptem o trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor e à revista. Esta flexibilidade permite maior visibilidade e alcance para o trabalho publicado, promovendo a disseminação do conhecimento de forma aberta e acessível.
Para mais informações sobre a licença, consulte o site da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.