FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA E O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO

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Yeisabel Camot Martinez Martinez
Dr. C Yodalis Jiménez Aguilar
Dr. C Yoelkis Hernández Victor

Resumo

No desenvolvimento educacional integral das crianças, a formação de profissionais da educação infantil desempenha um papel crucial, especialmente quando integrada com tecnologias emergentes da informação e comunicação (TIC), como a inteligência artificial (IA). Este estudo analisa a implementação da IA na formação docente e sua aplicação no contexto educacional do Círculo Infantil Palomita de la Paz, em Ciego de Ávila, Cuba. Por meio de uma abordagem metodológica mista que combina revisão bibliográfica, observação participante e aplicação de questionários a 45 educadores, o estudo revela que 78% dos educadores reconhecem a importância da IA como ferramenta pedagógica, embora apenas 34% demonstrem competências adequadas para sua implementação educacional. Os resultados evidenciam lacunas significativas na formação tecnológica dos educadores, ressaltando a necessidade de capacitação específica que integre conhecimentos pedagógicos, educativos e tecnológicos. A pesquisa propõe um modelo de formação contínua que incorpora a IA como recurso didático adaptativo, personalizado às necessidades de capacitação. Conclui-se que a integração efetiva da IA na educação infantil exige uma transformação paradigmática na formação dos profissionais do setor educacional, demandando políticas educativas que priorizem a capacitação tecnológica dos educadores da primeira infância.

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Artigos
Biografias do Autor

Yeisabel Camot Martinez Martinez

Licenciada en Educación Prescolar, Universidad de Ciego de Ávila Máximo Gómez Báez. Cuba

Dr. C Yodalis Jiménez Aguilar

No desenvolvimento educacional integral das crianças, a formação de profissionais da educação infantil desempenha um papel crucial, especialmente quando integrada com tecnologias emergentes da informação e comunicação (TIC), como a inteligência artificial (IA). Este estudo analisa a implementação da IA na formação docente e sua aplicação no contexto educacional do Círculo Infantil Palomita de la Paz, em Ciego de Ávila, Cuba. Por meio de uma abordagem metodológica mista que combina revisão bibliográfica, observação participante e aplicação de questionários a 45 educadores, o estudo revela que 78% dos educadores reconhecem a importância da IA como ferramenta pedagógica, embora apenas 34% demonstrem competências adequadas para sua implementação educacional. Os resultados evidenciam lacunas significativas na formação tecnológica dos educadores, ressaltando a necessidade de capacitação específica que integre conhecimentos pedagógicos, educativos e tecnológicos. A pesquisa propõe um modelo de formação contínua que incorpora a IA como recurso didático adaptativo, personalizado às necessidades de capacitação. Conclui-se que a integração efetiva da IA na educação infantil exige uma transformação paradigmática na formação dos profissionais do setor educacional, demandando políticas educativas que priorizem a capacitação tecnológica dos educadores da primeira infância.

Dr. C Yoelkis Hernández Victor

Doctor en Ciencias Técnica Agropecuaria, Investigador do CIAP Samayonga. Universidad Privada de Angola