NECESSIDADE DE PROGRAMA NACIONAL DE CUIDADO DE BAIRROS EM CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE
Keywords:
bairro, comunidade, vulnerabilidade, vulnerabilidade social, educação socialAbstract
Cuba está actualmente a implementar o programa nacional para cuidar de bairros em condições vulneráveis ou, como é conhecido, de bairros em desenvolvimento. A sua realização constitui estratégias de intervenção que visam a sua transformação, que abrange não só o material, mas, sobretudo, o cultural e social. Esta intervenção tem como ponto de partida o papel que o bairro desempenha no desenvolvimento da sociedade; onde são percebidas as primeiras conquistas e avanços que um país alcança; e destaca a alta administração do país nas suas intervenções. Sem a contribuição que cada bairro e comunidade oferece, não é possível o alcance das políticas que a sociedade traça para o seu desenvolvimento sustentável. Na esfera social, materializa-se fundamentalmente através da implementação da educação social realizada pelos órgãos e agentes socioeducativos, o que permite mudar as formas de pensar e agir de cada um dos sujeitos ou pelo menos da maioria. A educação social, embora não seja realizada numa instituição de ensino, não pode ser caracterizada pela espontaneidade e pela improvisação, daí a necessidade de ter em conta as características do bairro/comunidade, os fatores de risco que a tornam vulnerável. Nesta base, a intervenção é planeada, organizada e executada, refletindo a sua necessidade. Por isso é objetivo deste trabalho argumentar a necessidade de atenção priorizada aos bairros em condições vulneráveis e constitui o principal resultado apresentado.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Dr.C. Regra C. Padrón Galarraga, Lic. Indira López Padrón, Lietty Caridad Garcia Vera Vera (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Samayonga são distribuídos sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, distribuam e adaptem o trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor e à revista. Esta flexibilidade permite maior visibilidade e alcance para o trabalho publicado, promovendo a disseminação do conhecimento de forma aberta e acessível.
Para mais informações sobre a licença, consulte o site da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.