RELATO DE EXPERIÊNCIA: CRIAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palabras clave:
Sequências Didáticas, Tecnologias Educacionais, Orientação, Letramento Digital, Inovação PedagógicaResumen
Essa pesquisa traz um relato de experiência de um projeto desenvolvido para uma rede municipal de educação, com a criação de 1.044 sequências didáticas para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. o presente estudo surge da necessidade de se apresentar os bastidores de um projeto, onde se buscou a integração de tecnologias ao currículo do Ensino Fundamental como uma resposta às demandas por competências digitais, pensamento crítico e inovação. A rede municipal de educação que possibilitou o projeto, reconheceu a importância de democratizar o acesso a recursos tecnológicos, viabilizando a construção de atividades abordassem temas, como: programação, robótica, cultura digital, inteligência artificial, entre outros. Além disso, as experiências práticas evidenciaram que a aplicação de metodologias ativas, aliada à mediação pedagógica e ao protagonismo dos alunos, contribuiu significativamente na aprendizagem. Assim, objetiva-se com essa pesquisa: experienciar a organização da logística de um projeto de caráter tecnológico, desde a construção dos materiais didáticos aos desafios da formação docente. A metodologia aplicada foi qualitativa, com enfoque descritivo e crítico-reflexivo, baseada nas vivências formais e informais do pesquisador. Os resultados destacam a eficácia das orientações realizadas pela equipe pedagógica, visitas in loco, videoconferências e outros tipos de formação. Conclui-se a flexibilidade das sequências didáticas, a intencionalidade da equipe, o planejamento e as orientações assertivas da equipe pedagógica garantiram aplicabilidade e a relevância dos conteúdos.
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Derechos de autor 2025 Dr C. Diego Marihama (Autor)

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