Brinquedos Pedagógicos Sustentáveis: ferramenta lúdica e ecopedagógica para o desenvolvimento cognitivo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rosely
Marci

Resumo

Tendo em vista as dificuldades humanas, a abordagem ecopedagógica é uma proposta que procura reativar caracteristicas humanas essenciais e intrinseca, dentro do processo de desenvolvimento. A pesquisa contribui na conscientização de cuidar da pessoa e do ambiente, mudando paradigmas, atitudes e hábitos necessários a formação de um cidadão consciente e sensivel ao desenvolvimento geral. Neste contexto, a investigação propõe como questão fundamental de estudo: A criação de brinquedos pedagógicos com material reciclado, contribui na busca da qualidade da educação sustentável? A problemática busca mostrar a relevância de recursos pedagógicos (brinquedos) com material de reciclagem, no sentido de facilitar o aprendizado, além de cumprir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela ONU. Como objetivo principal tem o intuito de estimular o desenvolvimento ativo do educando, fazendo-o compreender que suas ações beneficiam e transformam o meio ambiente e propiciam uma aprendizagem lúdica e sustentável. A pesquisa foi elaborada a partir de levantamento bibliográfico e abordagem qualitativa, no período de 2022 a 2024, sendo utilizados artigos científicos, teses e dissertações nas bases de dados Google Acadêmico, Dialnet, DOAJ, SciELO, entre outros. Todos os autores concordam que as atividades lúdicas auxiliam no desenvolvimento cognitivo da criança em idade escolar facilitando o aprendizado, e quando estas atividades são acompanhadas por ferramentas pedagógicas, as atividades tornam-se mais estimulantes e prazerosas, portanto, a utilização destas ferramentas é aconselhável como facilitadora de processo de ensino e aprendizagem.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção
Artigos
Biografias do Autor

Rosely, Universidad de Flores, Universidad Internacional IberoAmericana

Rosely Yavorski: Dra. PhD em Educação, pela Universidad Internacional IberoAmericana UNINI-México, com Pós-doutorado em Psicologia pela Universidad de Flores UFLO- Argentina. Pesquisadora do grupo GIIEFPA-Universidad Internacional IberoAmericana-MX. Professora diretora de tese da Universidad de Flores – Argentina. Graduada em Psicologia e Pedagogia, com especialização em Deficiência mental; Arte, Educação e Terapia; Coordenação Pedagógica. ORCID: 0000-0001-9131-597X. Link Currículo lattes: http://lattes,cnpq.br/4565501071163057. E-mail: rose2013yavorski@gmail.com   

Marci, Universidade de Araraquara

Doutoranda em Desenvolvimento territorial e meio ambiente, pela Universidade de Araraquara-SP, Mestra em Desenvolvimento territorial e meio ambiente, pela Universidade de Araraquara-SP, Advogada com várias especializações. Pesquisadora e professora.