GESTÃO DA QUALIDADE NO CONTEXTO EDUCATIVO DO HUAMBO
Palavras-chave:
Gestão, comunicação, avaliação, indicadorResumo
A gestão da qualidade educativa nos vários subsistemas de ensino no Huambo tem vindo a assumir uma dimensão importante, enquanto indicador de prestação de contas e fator de regulação e desenvolvimento organizacional. O tipo de pesquisa do presente estudo é de abordagem qualitativa e, quanto aos procedimentos técnicos, é de natureza bibliográfica.
Assim, os órgãos de gestão dos variados subsistemas de ensino, confrontados com as exigências de qualidade e de credibilização social, sujeitam-se à melhoria da qualidade educativa. Com este texto, pretende-se analisar e compreender a relevância e a pertinência da gestão da qualidade educativa nos mais variados domínios do contexto educacional, com destaque para a comunicação, a gestão mecânica e a orgânica.
As ferramentas da Gestão são um dos indicadores da qualidade e mostram-se adequadas para se alcançar a excelência. O Projeto Político Pedagógico e os instrumentos de autoavaliação são importantes meios para melhorar a motivação e a qualidade dos serviços educacionais. O grande desafio é construí-los democraticamente, envolvendo todo o grupo que atua diretamente.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os artigos publicados na Revista Samayonga são distribuídos sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, distribuam e adaptem o trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor e à revista. Esta flexibilidade permite maior visibilidade e alcance para o trabalho publicado, promovendo a disseminação do conhecimento de forma aberta e acessível.
Para mais informações sobre a licença, consulte o site da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.