IMPORTÂNCIA DO KIBALU -TABUADA DO KIMBUNDU : UMA EXPERIÊNCIA DE MANUTENÇÃO DA HISTÓRIA, MEMÓRIA E LÍNGUA DOS POVOS AMBUNDU
Palabras clave:
Kibalu-Tabuada, KimbunduResumen
Este artigo visa contribuir para a necessidade e a ausência do Kibalu - Tabuada do Kimbundu nas escolas em Angola, o que de alguma forma impossibilita aos alunos, estudantes, professores e à sociedade em geral a execução de cálculos e elaboração de contas nos diversos ramos, especialmente nas regiões onde a língua predominante é o Kimbundu, como a região "AMBUNDU". O objetivo primordial é demonstrar a importância da criação de um instrumento matemático, a "Kibalu" (tabuada) na língua Kimbundu.
Em relação à metodologia, foram utilizados os métodos histórico-lógico e empírico, com análise e síntese. Quanto às técnicas, foram realizadas entrevistas com alunos, estudantes, professores e o público em geral sobre o Kibalu, além da aplicação de questionários aos alunos, estudantes e professores sobre a Kibalu, bem como um inquérito a todos sobre a Kibalu-Tabuada do Kimbundu.
É importante ressaltar que a inovação e implicação deste instrumento poderá, de fato, proporcionar uma organização dos cálculos matemáticos em Kimbundu, fator que poderá acionar mecanismos científicos na referida área do saber, o que corresponde ao que deve ser considerado no sistema matemático com base na tabuada Kibalu.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os artigos publicados na Revista Samayonga são distribuídos sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, distribuam e adaptem o trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor e à revista. Esta flexibilidade permite maior visibilidade e alcance para o trabalho publicado, promovendo a disseminação do conhecimento de forma aberta e acessível.
Para mais informações sobre a licença, consulte o site da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.