IMPLEMENTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA. (ESTUDO DE CASO NA ESCOLA IPAG Nº 2012 – LUANDA)
Main Article Content
Abstract
Por causa das constantes evoluções dos mercados em paralelo com a crescente concorrência, por consequência das condições de mercado, e das alterações estruturais e da estratégia de negócio, os gestores sentiram a necessidade de possuir um sistema de avaliação que garantisse a criação de valor para a sua continuidade no mercado. Posto isto, o Balanced Scorecard (BSC), desenvolvido por Kaplan e Norton em 1992, tem sido uma das ferramentas de gestão mais usadas pelos gestores aquando da avaliação de desempenho, porque, para além de usar indicadores financeiros e não financeiros, este dá um enfase especial à estratégia da instituição. O Balanced Scorecard, orienta os trabalhadores para que possam participar na estratégia da organização e onde os objectivos estratégicos estão interligados com as metas que a instituição pretende alcançar, proporciona um nível de satisfação interna muito superior o que consequentemente conduzirá a um elevado desempenho. Este artigo objectiva estudar como o balanced scorecard se relaciona com o processo de inovação nas organizações. Como contribuição, expande a utilidade do modelo, especificando estímulos externos, tensões dinâmicas, estratégias de inovação e percepção de sucesso da inovação. Trata-se de um estudo de perspectiva qualitativa desenvolvido por meio de questionário, que será aplicado na Escola IPAG nº 2012, situada em Luanda no município de Belas - Kilamba.
Downloads
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Samayonga são distribuídos sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, distribuam e adaptem o trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor e à revista. Esta flexibilidade permite maior visibilidade e alcance para o trabalho publicado, promovendo a disseminação do conhecimento de forma aberta e acessível.
Para mais informações sobre a licença, consulte o site da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.