A PROBLEMÁTICA DA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM ANGOLA: ANÁLISE DO IMPACTO DE LIXEIRAS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES E DO AMBIENTE.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Em 48 anos de independência de Angola, seguidos de 21 anos de paz em todo o território nacional, a população angolana cresceu consideravelmente, e com isso, surgiram novas cidades. No entanto, esse crescimento tem trazido grandes desafios relacionados à gestão de resíduos sólidos urbanos em todo o país.
O município do Moxico, por exemplo, ainda não possui um aterro sanitário. Devido a isso, os resíduos sólidos urbanos são recolhidos e depositados em locais impróprios, o que resulta na formação de lixeiras a céu aberto.
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar os impactos ambientais causados pela lixeira localizada no bairro do Kwenha, no município do Moxico e província com o mesmo nome, cujos problemas têm origem na má gestão de resíduos sólidos urbanos.
Para finalizar, foi realizado um inquérito à comunidade, representada por um grupo amostral, com o intuito de apurar como a presença desta lixeira tem afetado a qualidade de vida dos moradores.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os artigos publicados na Revista Samayonga são distribuídos sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, distribuam e adaptem o trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor e à revista. Esta flexibilidade permite maior visibilidade e alcance para o trabalho publicado, promovendo a disseminação do conhecimento de forma aberta e acessível.
Para mais informações sobre a licença, consulte o site da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.