O IMPACTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS SOBRE OS MANGAIS EM LUANDA- CASO DE ESTUDO NA COMUNIDADE DO BURACO
Palavras-chave:
Impacte, Ambiente, Residuos, sólidos, MangaisResumo
Um dos grandes problemas observados com o crescimento urbano em ambientes costeiros é o acúmulo de resíduos, que contribui para a degradação da fauna e flora locais. Luanda, atualmente a maior cidade do país (INE, 2016), produz cerca de 6.500.000 toneladas de resíduos por dia. Devido à sua topografia, que facilita o escoamento para o mar, a maior parte dos resíduos dispostos de forma irregular acaba seguindo em direção aos oceanos, tendo o ecossistema de mangal como primeira barreira. A presença de resíduos nos mangais impacta negativamente a capacidade regenerativa desse ecossistema, além de comprometer a produção de bens e serviços, o que afeta diretamente a comunidade, aumentando os índices de pobreza.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os artigos publicados na Revista Samayonga são distribuídos sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, distribuam e adaptem o trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor e à revista. Esta flexibilidade permite maior visibilidade e alcance para o trabalho publicado, promovendo a disseminação do conhecimento de forma aberta e acessível.
Para mais informações sobre a licença, consulte o site da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.