A INFLUÊNCIA DO MEIO SOCIAL NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE E DAS ATITUDES

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Fátima Tomás Dias dos Santos Gama
Alcides Simão Sebastão
Ivanov kapacata Fernando Cesar

Abstract

Este estudo investigou a influência do meio social na formação da personalidade e das atitudes dos moradores do bloco 4 da Centralidade do Sequele, localizada em Cacuaco, com o objetivo de analisar como as condições socioeconómicas, as interações familiares e comunitárias, e o papel das instituições educacionais impactam o desenvolvimento pessoal dos residentes. A Centralidade de Cacuaco enfrenta desafios socioeconômicos significativos, o que levou os pesquisadores a examinar como esses fatores influenciam a formação das atitudes e da personalidade dos seus moradores.


Os objetivos específicos do estudo foram medir a influência das condições econômicas e sociais na formação das atitudes e personalidade dos moradores, avaliar a qualidade das interações familiares e comunitárias, e investigar o papel das instituições educacionais na formação de atitudes e personalidade. Para alcançar esses objetivos, foi adotada uma abordagem quantitativa, com a participação de 105 moradores do bloco 4 da Centralidade do Sequele. Foi aplicado um questionário estruturado para coletar dados sobre as percepções pessoais dos moradores em relação às condições socioeconômicas, à qualidade das interações familiares e comunitárias, e ao papel das instituições educacionais.


Os resultados indicaram que a maioria dos residentes (77,1%) percebe uma forte influência das condições econômicas nas suas atitudes e personalidade. Além disso, 86,7% dos moradores consideraram as relações familiares positivas, enquanto as interações comunitárias mostraram opiniões divididas, com 54,3% percebendo um impacto negativo. O estudo confirmou que as condições socioeconômicas têm uma correlação significativa com as atitudes e traços de personalidade dos residentes, além de destacar a importância das relações familiares no desenvolvimento pessoal. No entanto, também evidenciou a necessidade de melhorar as interações comunitárias para que estas tenham um impacto mais positivo.


Com base nos resultados, as recomendações incluem a implementação de políticas públicas que melhorem as condições econômicas, fortaleçam os laços familiares e comunitários, e aprimorem a qualidade da educação local, visando promover um desenvolvimento mais equitativo e sustentável para a comunidade.

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Fátima Tomás Dias dos Santos Gama

Instituto Superior politécnico Deolinda Rodrigues (IDERO).

Alcides Simão Sebastão

Instituto Superior politécnico Deolinda Rodrigues (IDERO).

Ivanov kapacata Fernando Cesar

Instituto Superior politécnico Deolinda Rodrigues (IDERO)