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FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA EM ANGOLA

Autores/as

Palabras clave:

Formação de professores, História, Angola

Resumen

Neste trabalho, objetiva-se refletir sobre a formação de professores de História em Angola. Enquadra-se no modelo qualitativo de pesquisa, com predominância da pesquisa bibliográfica descritiva. Está estruturado em duas secções principais. Na primeira secção, descreve-se a formação de professores em Angola e, em seguida, analisa-se a problemática da formação do professor de História, considerando o substrato historiográfico. Percebe-se que as preocupações com a formação de professores em Angola começaram após a independência nacional, com maior incidência em 1977. O reconhecimento de sua importância e urgência levou o Estado a consagrar normativamente tais pretensões.

Todas as reformas educativas, de 2001 a 2020, revelam a necessidade da formação e superação de professores em Angola, destacando-se uma crescente importância na formação e superação do professor de História. Na atualidade, a formação deste profissional desenvolve-se essencialmente nas escolas do Ensino Secundário Pedagógico e no Ensino Superior Pedagógico, e, em outros, mediante os cursos de Ensino de História e Geografia e o de Ensino de História. As concepções historiográficas contemporâneas colocam novos desafios ao processo de ensino-aprendizagem da História em Angola, o que, consequentemente, exige ações concretas para o cumprimento da tarefa social da História na formação dos professores.

Publicado

2024-12-13