ANÁLISE SOBRE A RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR E O SEU CARÁCTER AFECTIVO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ALUNOS DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DO MUNICÍPIO DO HUAMBO
Palabras clave:
Responsabilidade, Afectividade, Processo de Ensino-AprendizagemResumen
O presente artigo tem como objectivo discutir sobre a atenção do Professor nos alunos do Ensino Primário, em sala de aula. Verifica-se falta de responsabilidade por parte dos professores por preocupações pessoais durante percurso da aula, comprometendo desse modo o progresso na aprendizagem dos alunos. Quanto ao tipo de pesquisa é de natureza descritiva, com uma abordagem quali-quantitativa, a população correspondeu 152 elementos, e foi seleccionada uma amostra aleatória de 43 alunos e 9 professores. Para recolha de dados aplicou-se inquérito por questionário, os resultados obtidos indicam que a falta de comprometimento sério dos Professores, colocam os alunos no estado passivo pelo que, propusemos as seguintes sugestões: a) que a prioridade principal do professor seja o aluno participativo na construção de sua aprendizagem, b) Levar a sério o carácter da aula durante o período lectivo, deve ser encarada com inteira responsabilidade pelo Professor para que a sua missão seja termine na sala de aula, c) Ver a sala de aula como um meio de influência directa na sociedade para mitigar os problemas que a cercam, d) Que as novas formas e metodologias de ensino ponham o professor ainda mais activo, agindo com humanismo e ajudando os alunos atingir níveis de aprendizagem significativos, e) que o professor saiba que a sua responsabilidade salva e cria sonhos no aluno.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 MsC. Agostinho C. Diogo, Luís Cuvinge Morça Morça (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os artigos publicados na Revista Samayonga são distribuídos sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, distribuam e adaptem o trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor e à revista. Esta flexibilidade permite maior visibilidade e alcance para o trabalho publicado, promovendo a disseminação do conhecimento de forma aberta e acessível.
Para mais informações sobre a licença, consulte o site da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.