ANÁLISE SOBRE A RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR E O SEU CARÁCTER AFECTIVO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ALUNOS DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DO MUNICÍPIO DO HUAMBO
Palavras-chave:
Responsabilidade, Afectividade, Processo de Ensino-AprendizagemResumo
O presente artigo tem como objectivo discutir sobre a atenção do Professor nos alunos do Ensino Primário, em sala de aula. Verifica-se falta de responsabilidade por parte dos professores por preocupações pessoais durante percurso da aula, comprometendo desse modo o progresso na aprendizagem dos alunos. Quanto ao tipo de pesquisa é de natureza descritiva, com uma abordagem quali-quantitativa, a população correspondeu 152 elementos, e foi seleccionada uma amostra aleatória de 43 alunos e 9 professores. Para recolha de dados aplicou-se inquérito por questionário, os resultados obtidos indicam que a falta de comprometimento sério dos Professores, colocam os alunos no estado passivo pelo que, propusemos as seguintes sugestões: a) que a prioridade principal do professor seja o aluno participativo na construção de sua aprendizagem, b) Levar a sério o carácter da aula durante o período lectivo, deve ser encarada com inteira responsabilidade pelo Professor para que a sua missão seja termine na sala de aula, c) Ver a sala de aula como um meio de influência directa na sociedade para mitigar os problemas que a cercam, d) Que as novas formas e metodologias de ensino ponham o professor ainda mais activo, agindo com humanismo e ajudando os alunos atingir níveis de aprendizagem significativos, e) que o professor saiba que a sua responsabilidade salva e cria sonhos no aluno.
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