Televisão e a Instituição Escolar. Os Efeitos Cognitivos das Mensagens Televisivas e a sua Importância no Processo de Ensinoaprendizagem
Palavras-chave:
psicologia social, familia, telivisãoResumo
A televisão e a instituição escolar. Os efeitos cognitivos das mensagens televisivas e a
sua importância na aprendizagem, é a nossa proposta de investigação em Psicologia
Social e Educação. Como é do conhecimento geral, estamos diante de uma sociedade
de paradoxos, de informação, de desinformação, ruído, propaganda e formação de
opinião à velocidade cruzeira, que precisa ser estudado e explicado. O mais sonante
aqui, é constatar a emersão dos orgãos de informação e comunicação à escala global. A
televisão se tornou um instrumento privilegiado de penetração cultural, de socialização,
de formação de consciências e de transmissão de ideologias e valores. Nesta função, a
mensagem televisíva faz parte do nosso quotidiano, envolvendo-nos completamente
mesmo sobretudo nos momentos de lazeres e entretenimentos. Esta realidade cada vez
mais assumida como natural por todos nós, vai constituir uma componente significativa
na cultura das pessoas, determinando a forma como cada um de nós percepciona e
entende os outros, o meio onde nos inserimos e até o próprio mundo. .
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