CONCEITODE DIDÁTICA: VISÃO DE DIDATAS NO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA.
Keywords:
Conceito de Didática, objeto de Didática, Investigação em Didática, Analise das entrevistasAbstract
O presente artigo tem como objetivo caracterizar a conceptualização de didática pelos professores de Didáticas Específicas do Ensino Superior em Angola, nomeadamente no ISCED do Uíge, Huíla, Escola Superior Pedagógica do Namibe e Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte, a partir dos testemunhos de quem trabalha na didática no ensino superior.
Neste estudo, abordou-se o conceito e a natureza da didática como um espaço de investigação, formação e intervenção, bem como as concepções de didática. Procurou-se compreender o modo como a didática é ensinada, entendida e trabalhada pelos professores de didáticas específicas no ensino superior dessas instituições.
Os participantes deste estudo foram seis (6) docentes que ensinam didáticas específicas no ensino superior. Optou-se por um estudo do paradigma interpretativo de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso; os dados foram recolhidos por meio de um inquérito por entrevista, por essa técnica se adequar ao objetivo do estudo. Os dados qualitativos foram analisados com base nas categorias selecionadas conforme consta nos gráficos de frequência.
Os resultados parecem indicar que as dimensões de didáticas curriculares e formativa são referidas de forma mais expressiva; no entanto, as dimensões política e investigativa aparecem nas respostas dos professores entrevistados de modo menos explícito.
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