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ACÇÃO DO PROFESSOR  FACE  AOS  DESAFIOS EDUCACIONAIS DO SÉCULO XXI: UM ESTUDO BASEADO EM TÉCNICAS ACTUAIS DE MOTIVAÇÃO DO ALUNO NA ESCOLA 5002 EM LUANDA

Autores/as

Palabras clave:

Acção do professor, Técnicas de ensino, motivação, século XXI

Resumen

O presente trabalho incidiu as suas abordagens na ação do professor face aos desafios educacionais do século XXI: um estudo baseado em técnicas atuais de motivação do aluno na Escola 5002 em Luanda. Consideramos este um problema relevante, pertinente e atual, tendo em vista os desafios, mudanças e dinâmicas educacionais do século XXI. O objetivo foi conhecer de que forma os professores da Escola 5002 implementam as técnicas atuais de motivação do aluno em sala de aula, visando propor sugestões ao Ministério da Educação para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem face aos desafios deste século. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. A técnica utilizada foi a entrevista aprofundada, com uma amostragem não probabilística por conveniência, e os dados foram tratados mediante análise de conteúdo.

Os resultados mostram que não é possível conceber uma educação transformadora sem a ação do professor. A aprendizagem é centrada no aluno, que a constrói ativamente. Sendo o aluno o centro da aprendizagem, é imperioso que seja orientado na possibilidade de descoberta. Daí a necessidade de implementação de técnicas atuais de motivação na ação do professor perante o aluno para que a aprendizagem se efetive de forma satisfatória. Cabe ao professor compreender, organizar e criar técnicas motivacionais que tornem a aula prazerosa e levem ao aprendizado dos alunos. As técnicas de ensino e aprendizagem evoluíram ao longo do tempo. O mundo mudou, e a escola também precisa alinhar-se aos desafios educacionais do século XXI. Espera-se que, com os resultados desta pesquisa, o Ministério da Educação invista na capacitação e formação contínua dos professores, considerando os desafios, mudanças e dinâmicas sociais para maximizar a ação docente no processo de ensino e aprendizagem.

Publicado

2024-12-13