MEIOS DE APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE OS MEIOS DIDÁTICOS
Keywords:
Meios, Ensino, AprendizagemAbstract
O presente artigo tem como objetivo trazer o produto de uma reflexão em torno dos meios didáticos com a intenção de provocar, no processo, uma apreciação mais profunda sobre a relevância de utilizar a designação "meios de ensino". Em tempos em que o processo instrutivo-educativo vive uma nova dinâmica, as metodologias de ensino devem ser ativas para acompanhar o ritmo do aprendiz, que hoje dispõe de recursos poderosos para se munir de conteúdos sobre diversos assuntos.
O tipo de pesquisa da presente investigação é de natureza descritiva e, quanto à sua abordagem, é qualitativa, com recurso à revisão bibliográfica. Para fundamentar e discutir a questão, baseamo-nos em temas que têm vindo a ser analisados constantemente pela dinâmica da ciência, tais como: o papel do professor, a aprendizagem (dentro da fundamentação da aprendizagem desenvolvedora) e as metodologias ativas de ensino – sala de aula invertida e outras ferramentas ligadas às pedagogias emergentes.
"Meios de aprendizagem" é a designação sugerida, pois reflete melhor os recursos didáticos que surgem no atual contexto do processo ensino-aprendizagem.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Samayonga são distribuídos sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, distribuam e adaptem o trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor e à revista. Esta flexibilidade permite maior visibilidade e alcance para o trabalho publicado, promovendo a disseminação do conhecimento de forma aberta e acessível.
Para mais informações sobre a licença, consulte o site da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.