PROPOSTA METODOLÓGICA SOBRE OS CÁLCULOS BASEADOS NO ENSINO DE SOLUBILIDADE E PRODUTO DE SOLUBILIDADE
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Abstract
O presente artigo apresenta os resultados de um estudo realizado em uma escola do segundo ciclo do ensino secundário, focando nos cálculos relacionados ao ensino de solubilidade e produto de solubilidades. O projecto foi desenvolvido em resposta às dificuldades identificadas em um grupo de alunos da 10ª classe do Liceu Teta Landu do Uíge. Para a elaboração deste estudo, foi aplicado um teste diagnóstico, que teve como objectivo identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos no entendimento desses conceitos químicos. A partir dos resultados obtidos no teste diagnóstico, foram elaboradas intervenções pedagógicas específicas, visando fortalecer o conhecimento dos alunos sobre a solubilidade de substâncias e como calcular o produto de solubilidades. As intervenções incluíram um conjunto de aulas experimentais com a aplicação da proposta metodológica baseada em passos algorítmicos. Os resultados foram avaliados por meio de um segundo teste, que possibilitou verificar a evolução do desempenho dos alunos após as intervenções pedagógicas. Trata-se de um estudo de natureza descritiva de cunho quantitativo pondo em referência a técnica de inquérito por questionário como instrumento para a coleta de dados. Os dados coletados indicaram uma melhoria significativa nas habilidades dos alunos em realizar cálculos envolvendo solubilidade e produto de solubilidades, destacando a importância de um ensino focado nas dificuldades específicas dos alunos. Conclui-se que a identificação das dificuldades de aprendizagem através de testes diagnósticos é fundamental para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas eficazes, que não apenas promovem a compreensão teórica dos conceitos de química, mas também incentivam a aplicação prática desse conhecimento.
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