ENSINO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA ATRAVÉS DE PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS: CASO DOS ESTUDANTES DO 2° ANO DE FÍSICA DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO CUANZA NORTE
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo apresenta uma alternativa metodológica para o ensino da análise combinatória, implementando uma intervenção no processo de ensino-aprendizagem dessa área de conhecimento. A intervenção foi aplicada aos estudantes do 2º ano do curso de Física da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte (ESPECN), com a introdução de fundamentos de modelagem matemática, utilizando a resolução de problemas contextualizados.
A metodologia é qualitativa, na modalidade de estudo de caso, e os métodos utilizados foram teóricos, empíricos e matemáticos. As sessões da intervenção ocorreram ao longo de seis plenárias presenciais: três sessões teórico-práticas, nas quais foram apresentados os conceitos fundamentais do objeto de estudo, e três sessões práticas, voltadas para a apresentação, análise e resolução de problemas contextualizados, formulados pelos estudantes.
O artigo descreve as sessões, abordando os tópicos dos conteúdos, metodologias utilizadas, objetivos de cada sessão plenária e materiais de apoio. Os resultados indicam que houve uma evolução no desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes, especialmente na formulação e resolução de problemas de análise combinatória contextualizados, além de uma articulação eficaz com problemas do cotidiano.
O ensino da análise combinatória, dado seu alto grau de complexidade, requer uma atenção especial. Combinado com a resolução de problemas práticos, pode ser uma ferramenta eficaz para enfrentar as diversas situações que os estudantes encontram, tornando o tema de grande relevância para o contexto educacional.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos publicados na Revista Samayonga são distribuídos sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, distribuam e adaptem o trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor e à revista. Esta flexibilidade permite maior visibilidade e alcance para o trabalho publicado, promovendo a disseminação do conhecimento de forma aberta e acessível.
Para mais informações sobre a licença, consulte o site da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.