O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO CONTEXTO EDUCATIVO LUANDENSE: UMA FORMA DE EXCLUSÃO SOCIAL
Palavras-chave:
preconceito linguístico, contexto educativo, exclusão socialResumo
O presente artigo científico intitulado “O preconceito linguístico no contexto educativo luandense: uma forma de exclusão social / Caso do Complexo Escolar nº 6080 do Iº e IIº Ciclos da Centralidade do Zango 8000”, é fruto de uma pesquisa realizada na instituição supracitada.
Verificou –se, várias vezes, à saída ou à entrada dos alunos na instituição escolar já mencionada, situações que constiuem um preconceito linguístico, por exemplo, de ridicularização, bullying e outros a alunos que se expressavam com sotaque regional ou fora do português padrão, e em alguns casos causava um mal estar a estes. Esta foi situação pela qual está na base este artigo científico.
Este artigo reflecte sobre o preconceito linguístico, no contexto educativo luandense e, é de carácter bibiliográfico, associado à pesquisa de campo, incluindo um questionário com perguntas abertas difirigido aos professores e o outro tipo com perguntas abertas e fechadas aos alunos. Constatou-se que apesar de não ser muito perceptível, no entanto existe no espaço escolar, com grandes implicações não só na vida dos alunos, mas também na de alguns professores. Neste sentido, verificou –se que este tipo de preconceito faz com alunos sejam inibidos em exteriorizar aquilo que sabem, por ter receio de serem rotulados ou ridicularizados pelos seus colegas e professores por causa da sua forma de falar que se afasta de forma mais ou menos acentuada da norma padrão. Porém, este fenómeno na óptica de muitos alunos e professores não é motivo de abandono escolar.
Apontaram-se várias soluções para diminuir o preconceito linguístico, nomeadamente a intervenção da escola, que passa pela formação de qualidade e inclusiva; pela família, já que é a instituição onde os alunos começam a dar os primeiros passos para a vida; e pela comunicação social, por ser um espaço privilegiado de grande alcance para a disseminação de várias temáticas candentes da sociedade, entre outras.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Sérgio Felisberto da Silva da Silva (Autor)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os artigos publicados na Revista Samayonga são distribuídos sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, distribuam e adaptem o trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor e à revista. Esta flexibilidade permite maior visibilidade e alcance para o trabalho publicado, promovendo a disseminação do conhecimento de forma aberta e acessível.
Para mais informações sobre a licença, consulte o site da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.